Histórico das Atividades

Descobrir a Biblioteca (2019-2020)

Os alunos mais pequeninos do agrupamento vieram às bibliotecas escolares do agrupamento  ouvir contos, conversar, pintar, receber prendinhas e descobrir livros novos.

Biblioteca EB Castro Daire

O Dia Internacional para a Tolerância celebra-se anualmente a 16 de novembro, com o propósito de lembrar a importância, numa sociedade, de observar os valores democráticos como o respeito pelo outro e pelo que é diferente, genética ou culturalmente.

Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os direitos humanos fundamentais, para que viver em comunidade e em paz seja possível.

O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995).

Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.

PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita

Clique na imagem para ter acesso à plataforma PICCLE

A Plataforma PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita é o fruto de um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), que tem como principal finalidade disponibilizar um conjunto de meios de informação e comunicação sobre a leitura, a escrita e as literacias em ambiente digital, de modo a facilitar a sua integração nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Ler em voz alta amplia o gosto pela palavra.

Celebrar a leitura em voz alta:
Sem público? - Isto não faz sentido nenhum
Com máscara? - Isto não faz sentido nenhum
Sem nos podermos tocar? - Isto não faz sentido nenhum

Num tempo em que poucas coisas fazem sentido, ou pelo menos, o sentido que costumavam fazer, resolvemos fazer a celebração da leitura em voz alta com leitura de literatura do absurdo para a infância. Com as crianças. Desde a tradição oral até Lewis Carrol, de Gianni Rodari a Manuel António Pina, de Luísa Ducla Soares e João Pedro Mésseder a Fernando Pessoa. Porque nem todas as histórias começam e acabam da mesma maneira; porque o nonsense ajuda a organizar o caos; porque o poético e o absurdo fazem muita falta para nos ajudar a olhar para o mundo de outro modo e porque rir de um mundo virado do avesso nos pode salvar os dias.

Dia Mundial da Leitura em voz alta. AQUI e AQUI

"O beijo da palavrinha"

Os alunos do 4.º ano vão particicpar no Concurso Nacional de Leitura e a prova incidirá sobre este conto enternecedor de Mia Couto.

CLICA AQUI para veres e ouvires . 

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema deste segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska.

Podcast 

O livro "Ainda Nada?" foi o mote para uma série de atividades realizadas com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Daire. Escrever a história a partir das ilustrações e leitura das histórias criadas foram etapas deste projeto que culmina agora com a elaboração de dois podcast feito por duas alunas.

Se a minha avó tivesse Corona Vírus"

Estão fechadas as votações para a escolha dos três melhores textos de escrita criativa feitos pelos alunos da EB1 de Farejinhas. 

Os textos mais votados são:

Francisca Pinto - 20 estrelas

Guilherme Lucas - 15 estrelas

Simão Ribeiro - 12 estrelas

Clara Matias - 11 estrelas

Matilde Silva - 10 estrelas

Os textos escritos pelos alunos podem ser visto aqui

Download gratuito do livro - Versão em pdf 

(Clica na Imagem)

BiblioNews - Nº2 - novembro 2020

BiblioNews é a newslwtter criada pela Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Castro Daire com o objetivo de divulgar as atividades realizadas com os alunos de todos os ciclos do agrupamento.

Clicando na imagem terá acesso à publicação.

"Se a minha avó tivesse Corona Vírus"

Está aberta a votação para a escolha dos três melhores textos de escrita criativa feitos pelos alunos da EB1 de Farejinhas. Para votar basta apontar o seu smartphone para o QR Code que está na figura abaixo ou VOTAR AQUI MESMO.

Os textos são o resultado de uma atividade de colaboração entre as Bibliotecas Escolares do agrupamento de Escolas de Castro Daire e a EB1 de Farejinhas a partir da exploração da obra "A minha avó tem corona vírus" de Beatriz Braga.

Os alunos fizeram a leitura da obra, preencheram um diagrama "O que sei", "O que quero saber" "O que aprendi", responderam a um questionário sobre a obra e no fim realizaram os textos que estão agora a votação até ao dia 25 de novembro.

Exposição "A última rota da transumância"

Está patente na Biblioteca da Escola Secundária uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire alusivos à Última Rota da Transumância. Este projeto insere-se no Plano Nacional das Artes e tem por base o património castrense.

"Nos fins do Outubro ou de Novembro começam a cair as primeiras neves. (...) Até Abril conservam nas terras baixas: é a invernada, que se faz nos Campos do Mondego, de Coimbra à figueira da Foz, para os lados do Douro, no Campo (Beira Baixa), nas Campanhas de Idanha, ou mais longe, nas planuras do Alentejo. É pelos Santos (1 de Novembro) que o grosso dos rebanhos deixa a serra. (...)".
in:"A Invernada" Orlando RIBEIRO, Significado geográfico do pastoreio na Serra da Estrela, p. 364. 

Em tempos imemoriais, com a aproximação do Verão, os pastores do interior de Portugal subiam à Serra da Estrela na procura das melhores pastagens. A aproximação do Inverno levava os pastores a realizar estas viagens no sentido inverso. 

A Grande Rota da Transumância recria estas viagens em passeios pedestres, experiências e eventos onde o imaginário pastoril e da transumância marcará, passo a passo, estes caminhos. Um tributo à memória das passagens e paragens de pastores e rebanhos, que calcorreavam os terrenos unindo as planícies a norte do rio Tejo, passando pela Serra da Gardunha até à Serra da Estrela. Reviva as experiências das viagens e paragens do imaginário pastoril e da Transumância. 

NOBEL 2020

O Prémio Nobel da Física vai para Roger Penrose "pela descoberta de que a formação de buracos negros é uma predição robusta da Teoria da Relatividade Geral"; e para Reinhard Genzel e Andrea Ghenz "pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro da nossa galáxia".

O Prémio Nobel da Química foi entregue para Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna pelos desenvolvimentos na área da edição genética através de uma nova ferramenta: o CRISPR-Cas9, uma tesoura genética que permite alterar o ADN de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão. Graças a este método, tem sido possível curar ou atenuar doenças de origem genética, como alguns tipos de cancro e doenças hereditárias como a miocardiopatia hipertrófica.

O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina foi entregue a Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice, três cientistas que descobriram o vírus que provoca a hepatite C. De acordo com a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia), os investigadores "tiveram uma contribuição decisiva contra a hepatite transmitida pelo sangue", que causa cirrose e cancro no fígado. 

Dia 11 do ano 330

Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande (272 - 22 de maio de 337), foi um imperador romano, proclamado Augusto pelas suas tropas em 25 de julho de 306, que governou uma parte do Império Romano até à sua morte.

Constantino derrotou os imperadores Magêncio e Licínio durante as guerras civis. Lutou também com sucesso contra os francos e alamanos, os visigodos e os sármatas durante boa parte de seu reinado, mesmo depois da reconquista da Dácia, que havia sido abandonada durante o século anterior. Constantino construiu uma nova residência imperial em Bizâncio, chamando-a de Nova Roma. No entanto, em honra de Constantino, as pessoas chamavam-na de Constantinopla, que viria a ser a capital do Império Romano do Oriente durante mais de mil anos. Devido a isso, ele é considerado como um dos fundadores do Império Romano do Oriente. Hoje, Constantinopla é 'Istambul' e foi também, capital do Império Turco-Otomano, de 1453 até o final deste em 1922.

Fonte: John H. Rosser (2012). Historical Dictionary of Byzantium. Scarecrow Press. p. 512. ISBN 978-0-8108-7567-8.

Dia Mundial da Terra

O Dia da Terra é comemorado anualmente a 22 de abril. Este dia, também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, reconhece a importância do planeta e alerta todos os habitantes para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo. Este dia é hoje celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de mil milhões de pessoas que manifestam o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.​ As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

A equipa das Bibliotecas Escolares deixam o convite a todos de ocuparem poucos minutos do vosso tempo e visualizarem um pequeno vídeo que pode ser visto aqui

O melhor bookstagrammer

Em março, durante a "Semana da Leitura" as Bibliotecas Escolares lançaram o concurso "O bookstagrammer da Semana da Leitura", cujo tema era a publicação de uma fotografia criativa onde o livro fosse a figura central. A vencedora foi a aluna do 9º F da EB de Mões - Inês Gonçalves. As restantes participações podem ser vistas aqui.

Persépolis

Persépolis é a historia de Marjane Satrapi, uma iraniana que viveu a guerra civil, a violência do exército e da polícia do Irão. Viveu a transformação do país - de uma monarquia para uma república islâmica. Alguns familiares foram presos, amigos mortos, o medo obrigou a sua família a fugir para a Áustria em 1983.

Saber +

«Um livro revelador, cativante e inesquecível. Uma obra extraordinária.»

The New York Review of Book

«Esta narrativa da transição de uma sociedade secular para um Estado islâmico é indispensável para a compreensão da história contemporânea.»

The Times

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

Resultados (Clicar em cima de cada ciclo)

1º Ciclo

2º Ciclo

3º Ciclo

Secundário - Pedro Correia

Os três alunos de cada ciclo com a pontuação mais elevada passam à fase seguinte. Esta irá decorrer em Tondela no dia 15 de abril.

Galeria

Espaço reservado às recordações, iguais a muitas outras que, por vezes ficam no fundo de um baú e, nos momentos de nostalgia, reservamo-nos um tempo para rever esse passado.

Dia Internacional da Mulher

08-03-2022

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8, costuma ser associado a flores e elogios, mas sua origem está relacionada a décadas de luta das mulheres por direitos e melhores condições de trabalho e de vida.

Teatro "Às 4 pancadas"


Ensaio da peça na E.B.Mões. 

Mais fotografias aqui.

Dia Internacional para a Tolerância

"Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados."

  Eça de Queiroz

A arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade.

W. Somerset Maugham

Fotogaleria

Halloween - Trabalhos na disciplina de Inglês (1º Ciclo) Clicar na frase para ver mais...

Exposição "O Paiva no Papel" integrada nas Jornadas do Património numa parceria das Bibliotecas Escolares do agrupamento e a Biblioteca municipal. Pode ser vista aqui.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora